CORREIA DENTADA
QUANDO FAZER A TROCA DA CORREIA DENTADA?
Em geral a troca da correia dentada ou correia sincronizadora é recomenda entre os 50 ou 60 mil quilômetros ou 4 anos, o que ocorrer primeiro.Mesmo que não atinja essa quilometragem é indicado fazer a troca periodicamente, a cada 4 ou 6 anos, devido ao desgaste natural que a peça sofre com a ação do tempo.Adicionalmente, é indicado verificar o estado da correia a cada 40 mil quilômetros.
PARA QUE SERVE A TROCA DA CORREIA DENTADA?
A correia dentada, também conhecida como correia sincronizadora, tem a função de sincronizar o movimento da parte superior e inferior do motor. De um lado está o eixo virabrequim e do outro o comando de válvulas do motor.
Em caso de rompimento da correia dentada o carro simplesmente para de funcionar. Quando isso ocorre com o carro em movimento é alto o risco de importantes peças do motor sofrerem graves danos, como a quebra das válvulas que se chocam com os pistões. Algumas vezes é necessária uma retífica do motor.
QUAIS SINTOMAS INDICAM A NECESSIDADE DE TROCAR A CORREIA?
Atenção! Infelizmente a correia dentada ou correia sincronizadora não dá nenhum sinal de que está próxima a se romper, o que causa um grande risco dado o prejuízo potencial que sua quebra pode ocasionar. Portanto, o correto é fazer a troca de forma preventiva.
De toda forma, existem alguns indícios que sinalizam que a correia está próxima do fim de sua vida útil e precisa ser substituída:
- A correia emite um ruído, geralmente um barulho repetitivo vindo da frente do carro, que ocorre quando a correia foi mal colocada ou está com algum problema;
- Rachaduras no corpo da correia;
- Pedaços/dentes de borracha da correia estão faltando;
- Material acumulando nas ranhuras da correia;
- Brasão da Correia, nome dado quando a parte traseira da correia fica com uma aparência brilhante pois a trama da correia fica exposta;
- Desgaste desigual das ranhuras;
- Contaminação por cascalho ou pó de minério de ferro e outros minerais;
- Contaminação por Óleo Sintoma: A superfície da correia fica pegajosa e grudenta.