Fachada

VIAJE COM SEGURANÇA

CAMBAGEM

Quando o assunto é segurança ao dirigir, além do alinhamento e balanceamento, é necessário verificar o serviço de cambagem. Muitas pessoas têm dúvida sobre o que é cambagem. O procedimento nada mais é do que a centralização do pneu.

Cambagem é o ângulo de inclinação da roda afastando-se da vertical quando visto da dianteira do veículo. Se a roda se inclinar demais, ocorrerá desgaste irregular.

Ainda confuso? Vamos explicar.

Na suspensão, o pneu tende a inclinar numa variação positiva ou negativa. E para o carro funcionar perfeitamente, os pneus do lado esquerdo e os pneus do lado direito devem estar alinhados. Mas para que não reste dúvidas sobre o que é cambagem, mostraremos de uma forma mais abrangente, considerando seus diferentes efeitos.

O Que É Cambagem Nula?

Acontece quando as rodas estão perpendiculares ao solo. A direção fica mais pesada devido a maiores cargas verticais.

O Que É Cambagem Negativa?

A cambagem negativa é quando o topo da roda está inclinado para dentro do veículo. O excesso de cambagem negativa faz com que os pneus se desgastem na borda ou ombro interno.

Quando as rodas estão mais próximas uma da outra na parte superior do pneu. Ela pode aumentar o desgaste interno no pneu. Isso acontece porque o pneu irá transferir mais para a parte interna em condições normais de condução. Você deve definir um equilíbrio adequado para o bem dos seus pneus. Ajustar a curvatura faz parte do trabalho de alinhamento. Quando não há o devido alinhamento, a cambagem acaba por desgastar rolamentos e juntas esféricas que são necessários para o bom manejo rodoviário. Cambagem nula, negativa… Mas o que é cambagem positiva? Vamos descobrir!

O Que É Cambagem Positiva?

A cambagem positiva é quando o topo da roda está inclinado para fora do veículo. O excesso de cambagem positiva faz com que os pneus se desgastem na borda ou ombro externo.

Quando as rodas estão mais afastadas na parte inferior do que na superior, reduzindo assim o desgaste nas articulações da direção, tornando-a muito mais leve. Isso é cambagem positiva.

O ângulo de cambagem é projetado e ajustado para cada veículo com o intuito de otimizar o comportamento do pneu nas retas e nas curvas. Se houver uma diferença excessiva entre os ângulos de cambagem das rodas dianteiras, o veículo tenderá a puxar para um lado.

O condutor deve levar o seu carro para um alinhamento a cada 5.000 quilômetros rodados.