BICO INJETOR
O QUE É E PARA QUE SERVE O BICO INJETOR?
O bico injetor é uma válvula que controla a quantidade de combustível que é lançada dentro do motor para o processo de combustão nos cilindros. A quantidade de bicos varia conforme a quantidade de cilindros no carro. No Brasil, a maioria dos carros conta com quatro cilindros, com um bico por cilindro.
Quando o bico injetor tem algum defeito a quantidade de combustível que chega até o motor é incorreta, prejudicando seu funcionamento adequado e resultando em diversos problemas.
A maioria dos problemas nos bicos é causada por impurezas presentes no combustível. Apesar de passar por três filtros até chegar ao motor - filtro da bomba de combustível, filtro de combustível e o próprio filtro do bico - é possível que o combustível ainda contenha partículas que podem entupir um desregular os bicos.
Portanto, utilizar combustíveis de qualidade e trocar o filtro de combustível na frequência adequada são as melhores maneiras de prevenir problemas nos bicos.
QUAIS SINTOMAS PODEM INDICAR A NECESSIDADE DE SE TROCAR OS BICOS?
Os sinais perceptíveis ao motorista quando os bicos injetores são os seguintes:
- Aumento do consumo de combustível.
- Carro engasgando, principalmente em marchas lentas.
- Perda de potência do motor.
Contudo, esses mesmos problemas ocorrem quando outras peças do sistema de injeção eletrônica e de alimentação de combustível do carro estão com problemas, como a bomba, filtro de combustível e as válvulas do motor.
Portanto, é primordial que o mecânico verifique se os bicos realmente estão com algum defeito antes de fazer a troca.
Em caso de troca desnecessária, além do custo dos bicos o prejuízo será maior quando o motorista perceber que o problema não foi resolvido e terá que retornar à oficina para refazer o diagnóstico.
CUIDADOS E RECOMENDAÇÕES TROCA DOS BICOS INJETORES
Não faça a troca preventiva dos bicos injetores. Esse procedimento só pode ser feito de forma corretiva.
Utilize bicos com a especificação correta para o seu carro. Alguns modelos podem ter aparências similares, mas funcionamento muito distintos. Então, escolha o bico com base no código do fabricante indicado para o seu carro.
Após a troca dos bicos procure medir o consumo de combustível do carro para checar se houve alterações. Se o consumo aumentou é sinal de que deve haver problemas em outras peças do carro ou que o serviço não foi bem executado.