Fachada

VIAJE COM SEGURANÇA

ALINHAMENTO

O alinhamento das rodas em um veículo é a correção geométrica executada no conjunto de elementos que formam a suspensão, a qual permite ao veículo manter sua trajetória.

Quando devo fazer o alinhamento?

Se você perceber que o veículo está puxando muito para a esquerda ou para direita quando estiver trafegando por uma via reta e plana, ou se os pneus estiverem apresentando desgaste irregular, o alinhamento das rodas pode necessitar de ajustes. É um processo simples, que pode exigir um ligeiro ajuste dos componentes da suspensão dianteira e/ou traseira. Se as rodas do seu veículo não estiverem alinhadas corretamente, isso poderá causar desgaste anormal dos pneus.Observe que o alinhamento das rodas também pode ser chamado de alinhamento da suspensão.

Sempre providencie a verificação do alinhamento do seu veículo quando:

Por que o alinhamento é importante?

O alinhamento das rodas pode afetar a durabilidade dos pneus. O alinhamento é projetado para minimizar o desgaste e maximizar o conforto do motorista e passageiros. O correto alinhamento das quatro rodas reduz o desgaste dos pneus, contribui para aumentar a vida útil e o desempenho dos pneus e melhora a economia de combustível. Também melhora o comportamento e a segurança da direção por reduzir os problemas de controle do volante e estabilidade.

Por que o meu veiculo perdeu o alinhamento?

O desalinhamento pode ocorrer quando você bate no meio-fio ou passa por um buraco, bem como em circunstâncias mais graves, como acidentes, o que pode deixar a suspensão do veículo desalinhada. O desalinhamento também pode acontecer quando os componentes da suspensão se desgastam ou quando são trocados. Quando o alinhamento das rodas está incorreto, pode ocorrer o desgaste acelerado dos pneus, sobretudo nos ombros dos pneus, e o comportamento do veículo também pode ser prejudicado. Isso quase certamente significa que você terá de trocar pneus antes do previsto.

Como as rodas são alinhadas?

A correção do alinhamento das rodas requer o ajuste dos ângulos da suspensão do veículo tal modo que eles tenham o grau especificado de convergência/divergência e cambagem. Os três principais ajustes que podem ser feitos em relação ao alinhamento são a cambagem, o ângulo de caster e a convergência/divergência.